1 de out de 2010

Entrevista com a Technologica.

Luis Carlos Dias Pereira trabalha com produção de áudio há 30 anos. Diretor da Technologica Produtora de Áudio, premiada em 2010 como Melhor Desempenho em Produção Fonográfica pelo Colunistas RS. Felipe Pagnossim é engenheiro de som com 15 anos de experiência em produção de áudio e sócio-diretor da Technologica.

Atualmente, atendem clientes como RBS (Planeta Atlântida e Hagah), Gerdau, Via Marte, Cassol, Banrisul, Barra Shopping, Diário Gaúcho, SCA, entre outros.

Ambos estarão ministrando palestra promovida pelo CCCS, dia 6 de outubro, em Caxias do Sul. Não perca!


CCCS - O que é preciso ter em mente quando se busca uma boa produção de áudio?

Technologica - Primeiro um bom roteiro, depois a gente faz uma espécie de laboratório com a criação. Isso implica na escolha de vozes, trilha e timbres, que façam a pontuação e contem a história (com ou sem o auxílio do texto).


CCCS - Produção de áudio são mais ideia, mais técnica ou os dois na medida certa?

Technologica - Os dois, mas a ideia é fundamental.


CCCS - Vocês costumam “interferir” num trabalho - como um roteiro de áudio, por exemplo -, que vocês considerem que não é adequado para aquilo que a ideia se propõe?

Technologica - Não, no roteiro não. Nós nos preocupamos com a produção, com os detalhes, e se tivermos algumas sugestões certamente acrescentaremos.


CCCS - Quais são, na opinião de vocês, os erros mais comuns quando se trata de produzir um áudio?

Technologica - Acreditamos que a falta de ousadia e de criatividade. Vale ressaltar, também, que um fator limitante para uma boa produção de áudio, seja justamente o pouco investimento tanto de verba quanto de esforços. Não podemos pensar o áudio, apenas como a “musiquinha” ao fundo.


CCCS - Para aqueles que se interessarem pelo tema e quiserem conhecer mais a fundo o ramo, por onde começar?

Technologica - No próprio curso, buscando informações com os professores e solicitando a interação com profissionais de todas as áreas de interesse.

Nenhum comentário: