1 de mar. de 2010

Conar Suspende Anúncio da Devassa.

Os anúncios da cerveja Devassa, que levam a assinatura da Mood e que contam com a presença da socialite norte-americana Paris Hilton, foram suspensos pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). A sustação foi por meio de uma liminar, pedido do relator do processo de número 038, movido por um consumidor. Segundo a decisão, a peça fere a letra "a" do ítem 3 do Anexo "P" do Código de Autorregulamentação, que afirma que o "anúncio não poderá ter eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem" e que "modelos publicitários jamais serão tratados como objeto sexual".

O Regimento Interno do Conselho de Ética (RICE) diz que a medida liminar pode ser solicitada pelo relator do processo para suspender o anúncio imediatamente sem o referendo da Câmara ou do Plenário. Tal solicitação pode ser feita quando "houver justo receio de que a reprovação do anúncio - ao tempo do julgamento pela Câmara ou pelo Plenário - possa resultar ineficaz", ou seja, quando o relator acreditar que, quando o anúncio chegar à julgamento, ele já tenha deixado de estar em veiculação.

A campanha ainda conta com dois outros processos no Conselho: um foi aberto por iniciativa do próprio órgão, que questiona uma promoção realizada no site da Devassa Bem Loura, chamada "Caça-Devassa". No entendimento do órgão, ações promocionais envolvendo bebidas alcoólicas não podem representar estímulo ao consumo excessivo. A promoção foi suspensa. O outro foi aberto por solicitação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão que tem status de ministério no governo federal e já recorreu ao Conar em ocasiões anteriores. Desta vez, a alegação é a de que o site da Devassa tem conteúdo sexista e desrespeitoso à mulher. A Schincariol, dona da marca, afirma não ter sido notificada dos processos.

Fonte: m&m online.

Nenhum comentário: