11 de mar. de 2010

Propaganda Faz Diferença.



A solução simples e certeira encontrada pela AlmapBBDO para passar a mensagem "Quem quer vender, faz propaganda" é um dos pontos altos da segunda fase da campanha "Propaganda faz diferença", assinada conjuntamente pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). "A propaganda faz parte da natureza humana. Negar isso não é inteligente. Todo crítico da propaganda faz propaganda em algum momento da vida", sustenta Marcelo Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO. "O briefing da Aba e da Abap nos fez pensar no valor daquilo que produzimos todos os dias, na importância do que fazemos para a economia, a sociedade e o desenvolvimento do Brasil", conta Serpa. Ele acrescenta que a intenção é defender a atividade para público geral e também para segmentos específicos da sociedade - como o caso do comercial sobre executivos de empresas anunciantes.

Há ainda um terceiro filme novo, no qual imagens de publicidade de automóveis usadas em comerciais veiculados nas últimas décadas mostram a evolução da indústria automobilística até os dias atuais. "Com esse filme queremos mostrar que a propaganda incentiva a concorrências entre as marcas, incitando o desenvolvimento de novas tecnologias e de produtos mais modernos e baratos. Sem propaganda, viveríamos em um mundo de produtos parados no tempo", opina Serpa.

"Esta campanha é a face mais visível do trabalho de união da Aba e da Abap em torno de uma agenda positiva. Depois de vinte anos discutindo formatos de negociação e remuneração, paramos um pouco de tratar de conflitos e passamos a conversar sobre interesses comuns, pela defesa da indústria da comunicação", ressalta Dalton Pastore, presidente do Conselho Superior da Abap. "Houve uma migração da nossa atenção do conceito de custo para o de valor. Como o investimento em propaganda costuma ser o segundo ou terceiro mais importante no orçamento das grandes empresas, é preciso tratá-la como ferramenta de negócios. E esta é a primeira vez na história que Aba e Abap trabalham juntas em uma campanha", complementa Luiz Carlos Dutra, presidente do Conselho Superior da Aba.

Nenhum comentário: