O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu três processos contra a campanha de lançamento da Devassa Bem Loura, criada pela Mood para o Grupo Schincariol. O primeiro deles teve origem em representação formal apresentada por consumidor, que reclama da abordagem sensual das peças, protagonizadas pela socialite americana Paris Hilton. A reclamação, envolvendo a veiculação da campanha em todas as mídias, foi analisada e acolhida pelos advogados do Conar, que já encaminharam o processo a um dos cerca de 180 conselheiros do órgão, escolhido para ser o relator da matéria.
Em seu Anexo P, que trata da publicidade de cervejas e vinhos, o código do Conar diz que "eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem", e acrescenta que "modelos publicitários jamais serão tratados como objeto sexual". O segundo processo contra a campanha foi aberto por iniciativa do próprio Conar, que questiona uma promoção realizada no site da Devassa Bem Loura. No entendimento do órgão, ações promocionais envolvendo bebidas alcoólicas não podem representar estímulo ao consumo excessivo. Na tarde desta quarta-feira, 24, um terceiro processo foi aberto por solicitação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão que tem status de ministério no governo federal e já recorreu ao Conar em ocasiões anteriores. Desta vez, a alegação é a de que o site da Devassa tem conteúdo sexista e desrespeitoso à mulher.
Fonte: m&m online.
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