14 de abr. de 2010

Twitter abre espaço para a publicidade.

Pela primeira vez, o Twitter abrirá espaço para a propaganda. O microblog anunciou em seu site oficial que, a partir de agora, oferecerá aos anunciantes "tweets" promocionais, nos quais possam ser divulgados marcas e produtos. Tais postagens aparecerão somente no campo de busca, quando os usuários digitarem o termo e este coincidir com o nome do produto ou da marca postada pelo anunciante. A iniciativa começa a materializar a nova visão do microblog que, há alguns meses, declarou que pretendia abrir mais espaço para a participação publicitária - algo que seus fundadores haviam rejeitado na época de sua criação.

De acordo com o co-fundador do Twitter, Biz Stone, as mensagens publicitárias não terão uma linguagem tradicional, mas sim uma abordagem que, segundo ele, se identifique com o estilo dos usuários do microblog e se enquadre aos temas ali tratados. Algumas empresas, como a Sony Pictures e Starbucks já assinaram contratos para exibir suas marcas na rede social. A nova medida traz consigo a missão de fazer com que alta popularidade do Twitter também possa gerar lucro. De acordo com a companhia, como estratégia, foi preferível utilizar, no início, uma abordagem mais lenta e prudente, a fim de não prejudicar os usuários com a inserção de muitas mensagens publicitárias.

Apesar da abertura para a publicidade, o confundador do Twitter ainda mantém uma postura cautelosa. Segundo ele, caso os usuários rejeitem ou não interajam com os "tweets" publicitários de uma forma satisfatória, esse modelo de anúncios será revisto e, poderá, até mesmo, ser eliminado.

Nenhum comentário: